Avaliação de Imóveis
A avaliação de imóveis é realizada por motivações diversas como transações para compra e venda, operações de garantias, dentre outras, onde o conceito de valor é considerado como um bem de caráter fundamental.
Para evitar situações de avaliações subjetivas sobre esses valores métodos matemáticos e estatísticos são utilizados pelos profissionais capacitados, e para o seu bom uso, é importante identificar as características dos imóveis que devem ser utilizadas para realizar a estimação de seus valores.
Para a sua execução apropriada, o processo de avaliação deve ser realizado baseado em normas técnicas da ABNTY com o uso da metodologia aplicada. A norma brasileira que trata sobre avaliação de bens imóveis urbanos é a 14653:2019.
A Engenharia de Avaliações deve ser praticada por engenheiros, arquitetos e agrônomos, sendo que cada profissional deverá se limitar às permissões dadas à sua habilitação profissional. Além dos conhecimentos necessários para a elaboração do trabalho, o processo exige, também, muita dedicação, segurança, senso de justiça, ética profissional, competência e criatividade.